Crianças, Cachorro e Responsabilidade


As crianças vem pedindo um cachorro já faz um tempo. Agora que o caçula entrou na escola, passa pela cabeça que pode ser o momento certo, mas fica preocupado(a) se irá dar mais trabalho do que já tem com a criançada mais os deveres domésticos de casa.

bernese-mountain-dog-tudo sobre pet - @roger_uk

Imagem: werner22brigitte – Pixabay

Quando as crianças começam a entender um pouco mais, por volta dos 7 a 9 anos, eu diria que a idade bacana para obter ajuda e cuidar do membro canino da família, mas é importante lembrar que a responsabilidade principal pelo animal é do adulto. Tenha certeza que queira ter um cão antes de mais nada, e que irá se comprometer com a saúde e bem estar do cão que irá retribuir para toda família sua lealdade faça chuva faça sol.

Alimentar o cachorro pode ser uma tarefa divertida. O adulto precisa definir a quantidade e horários para a alimentação do cão. No pacote de cada tipo de ração e de acordo com o tamanho e raça do cão há medidas para essa tarefa, só precisa programar de acordo com os horários em que for mais convenientes sem passar da sugestão de acordo com o perfil que mencionei acima. Se não for firme com relação a isso as crianças poderão inocentemente dar mais do que o necessário para o cão, que não é somente, não saudável como pode levar a atrapalhar em qualquer adestramento que tente fazer, por mais simples que seja. Ninguém deseja isso, claro.

Ensine o seu cão a sentar e aguardar enquanto as crianças colocam a comida na vasilha. No início talvez precise segurar na coleira do cachorro para ter certeza que não irá voar de entusiasmo na travessa de comida, mas pode ter certeza que o cão irá aprender que enquanto não ficar quieto aguardando a criança não irá colocar a vasilha no chão. Isso é uma ótima oportunidade para utilizar como uma forma de demonstração de senso de premiação, irá se comportar para receber o prêmio, isso também irá ensinar a criança que é necessário fazer o que pedir para ser feito, ambos aprendem e respeitam o adulto, bônus.

Se o cão adora ser penteado/escovado, dê esse trabalho as crianças. Podem então colectar os pelos do cão colocando no lixo ou em arbustos no quintal para que pássaros possam usar para fazer seu ninho. As crianças adoram tanto a tarefa de dar o pelo aos pássaros quanto escovar o cão. Jamais peça ou permita as crianças cortarem as unhas do cão, a maioria dos cães são bem sensíveis nas unhas, é preciso ajuda de um especialista ou de um adulto por conter vasos sanguíneos na unha e portanto saber o quanto pode cortar.

Levar o cão para passear e caminhar é a melhor de todas as tarefas tanto para os cães que adoram fazer uma caminhada quanto a atividade para as crianças e toda a família. Não se esqueça de acompanhar principalmente se forem crianças menores que 12 anos devido a surpresas como a aproximação de gatos, estranhos ou qualquer outra coisa que possa fazer o cão ficar excitado ou com medo.

Os cães podem favorecer grandes momentos de alegria para toda a família, mas é importante pensar bem antes de tê-los, cães não são somente um presente de aniversário, é para a vida toda.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Comentários

comentários

Publicado em 20 agosto 2013

Para ler mais publicações como "Crianças, Cachorro e Responsabilidade", clique aqui | , ,
Encontre mais publicações como "Crianças, Cachorro e Responsabilidade" em | Comportamento

Compre na internet com segurança



Receba Novidades

Seu e-mail aqui!

Junte-se a 53 outros assinantes

%d blogueiros gostam disto: