O que é a Parvovirose Canina?
Parvovirose Canina, também conhecida como parvo, é o vírus mais comum infectado em cães. A Parvovirose Canina é encontrada no intestino dos filhotes e também em outros órgãos e em cachorro de todas as idades, sexo e raças. Em alguns casos, o vírus pode atacar o músculo cardíaco e provocar morte súbita. Por razões desconhecida, a parvovirose canina é mais comum entre raças de pelagem castanha ou preta como Pastores Alemães, Doberman, Pinschers e Rottweilers. Mas no entanto o vírus pode afetar qualquer cão.
Existe uma vacina para a prevenção contra a Parvovirose Canina. A vacina e geralmente dada em três dose. A a primeira dose é aplicada com seis semanas de idade, a segunda dose com nove semanas e a terceira dose com 12 semanas. Dependendo do tipo da vacina utilizada, o seu cão terá que ter um reforço da vacina anual ou a cada três anos.
Quais são os sintomas da Parvovirose Canina?
Os sintomas da Parvovirose Canina incluem vômitos, perda de apetite, febre diarreia com sangue, que pode levar á desidratação fatal. O vírus também pode destruir o revestimento interno do intestino do seu cão. A destruição do revestimento intestinal pode permitir que bactérias vazem para a corrente sanguina do seu cão podendo causar sepse ( envenenamento essencialmente tóxico) de outros órgãos.
Como é transmitida a Parvovirose Canina?
A infecção com o parvovírus geralmente é dado pelo animal que lambe as fezes de outro animal já infectado ou em uma superfície que tenha tido contato com as fezes do cão infectado. Apenas uma lambidinha é o suficiente para seu cachorro se infectar. Estas via de transmissão apresenta dois problema, em primeiro lugar, um cão com parvo geralmente começam a apresentar os sintomas após 7 dias da infecção, mas começara a verter o vírus em sua fezes aproximadamente após 3 dias depois. Em segundo lugar, as células do parvovírus são extremamente resistentes e transmissível. O vírus pode sobreviver em qualquer superfície, dentro de casa ou no ar livre, por meses. Embora o vírus é específico para cães, seres humanos, gatos e outros animais também pode ajudar a desenvolver esta doença, espalhando através dos sapatos, mãos, roupas, são perfeitos veículos de transmissão de uma área para outra.
É impossível matar os vírus usando produto químico de limpeza. A única maneira de destruir as células é usar na zona contaminada água sanitária . A proporção recomendada é 1 grama de água sanitária para cada litro de água.
Uma vez ingerido o parvovírus ele entra no corpo do seu cão e irá procura um lugar para se alojar, geralmente ele começara a viver na garganta onde se multiplicará e entrará na corrente sanguínea do seu cachorro antes de se espalhar para o medula óssea e os intestinos. Uma vez na medula óssea do seu cão o vírus irá destruir as células saudáveis do sistema imunológico enfraquecendo seu cão. Uma vez no intestino, o vírus interfere como um componente vital do seu cão chamado de vilosidade. Vilosidades são minúsculos que revestem o interior do intestino e maximiza a capacidade do intestino de absorver nutrientes e fluidos. Em um cão saudável, as vilosidades são constantemente atualizadas com novas células para mante-los saudáveis.
O parvovírus, no entanto, ataca o mecanismo no interior do intestino que permite que as vilosidades produzam novas células. As vilosidades tornam-se incapazes de funcionar adequadamente causando então diarreias, vômitos, desidratação e perca do apetite. Como o vírus continua o ataque no intestino irá destruir o revestimento intestinal permitindo que as bactérias do estômago se espalham pelo corpo infectando outros órgão, incluindo o coração.
O parvovírus acaba sendo fatal porque a diarreia e vômitos causam a perda de nutrientes e líquidos de tal forma que o corpo do seu cãozinho é desligado.
Como a Parvovirose Canina é diagnosticada?
Há um teste específico que identifica anticorpos contra o vírus encontrado nas fezes do seu cão. Embora a avaliação pode ser feita através de uma amostra de fezes secas, um método mais preciso é obtido se o seu veterinário usa fezes ainda no reto do cão.
Como a Parvovirose Canina pode ser tratada?
Não há cura para a parvovirose. O tratamento baseia-se em tratar os sintomas. A maioria dos cães vão ser internados para a reposição de fluídos intravenosos e administração de medicamentos, como antibióticos e proteção estomacal. Alimentação que são de fáceis digestão são importantes durante o período de recuperação.
Como prevenir a Parvovirose Canina?
Um filhote irá receber anticorpos parvovírus da mãe, se a mãe foi vacinada. Os anticorpos permanecerão no filhote durante várias semanas, e irá prevenir a infecção. Em seguida, o veterinário irá aplicar a dose da vacina. A vacina é geralmente dada em três doses. Seu cão deve ser mantido longe de outros cães ou outras possíveis fontes de infecção até 2 semanas após o término da vacinação. A limpeza adequada das superfícies poderá ajudar a combater a propagação do vírus.
Leia mais sobre ” Parvovirose Canina” em fonte: doggehealth.com
Pingback: Calendário de Vacinação - Tudo Sobre Pet