Top 10 Alimentos Humanos Tóxicos a Cães


Não imaginamos o quanto alimentos humanos são prejudiciais aos nossos pets. No último ano, foram registrados mais de 100 mil casos de envenenamento de animais domésticos nos Estados Unidos, no Brasil não se sabe ao certo a quantidade exata, mas é comum ver notícias de envenenamento involuntário e voluntário de animais, principalmente Cães e Gatos. Em muitos casos são  substâncias que para você é completamente inofensivo, como alimentos humanos. Mas só porque algo é inofensivo para você não quer dizer que não vai causar algum dano ao seu animal de estimação. Vou falar principalmente de cães aqui e alimentos que devemos evitar ao extremo. Alguns dos mais perigosos venenos são alimentos e medicamentos que consumimos diariamente.

Isso vai depender em tipos específicos de alimentos em como vai afetar seu cão e o quanto foi ingerido ou inalado, sintomas pode incluir problemas gastrointestinal e neurológico, problemas cardíacos, respiratórios, coma, stress e casos que venha a óbito mesmo.

Alimentos que nunca deveria dar ao seu cão

Os 10 piores alimentos péssimos para cães

Top 10 Alimentos Humanos Tóxicos a CãesVeneno número 1. Medicamentos para humanos: Drogas que talvez seja benéfico, ou talvez salve vidas, para pessoas pode ter efeito oposto em animais domésticos. E não necessariamente é preciso dar toda a dose para efeitos destruidores.

Alguns dos mais comuns e prejudiciais medicamentos que pode envenenar seu cão inclui:

Não esteroide anti-inflamatório, como Ibuprofeno ou Naproxeno, o que pode levar a uma úlcera ou falha nos rins.

Antidepressivo, o que pode levar a vômito e, em casos mais sérios, síndrome da serotonina – Uma condição séria de aumento de temperatura, aceleramento do coração, e pressão sanguínea que pode levar a ter convulsões.

Isoniazida, uma droga para tuberculose, é difícil para os cães processarem. Mesmo um único comprimido pode causas problemas aos pequenos cães. Sinais de envenenamento inclui convulsões e coma.

Top 10 Alimentos Humanos Tóxicos a CãesVeneno número 2. Produtos de pulgas e carrapatos. Talvez pense que esteja fazendo algo de bom para seu cãozinho aplicando produtos marcados como anti pulgas e anti carrapatos, mas milhares de animais são, sem intenção, envenenados por estes produtos todos os anos. Problemas podem ocorrer se cães ingerirem acidentalmente esses produtos, ou se uma pequena raça receber uma quantidade superior do indicado.

 

 

Top 10 Alimentos Humanos Tóxicos a CãesVeneno número 3. Alimentos humanos. Seu cão, fiel companheiro, talvez pareça tão lindinho sentado te olhando e pedindo um pedacinho do bolo de chocolate que está comendo ou Batatas fritas com aquele molho caseiro delicioso, pode estar salvando a vida dele não dando nada a ele. Os animais possuem um metabolismo diferente de humanos. Alguns alimentos e bebidas que é perfeitamente segura sendo ingerida por nós pode ser extremamente perigoso e algumas vezes até fatal para cães.

 

Chocolate. Apesar de não ser um alimentos prejudicial para pessoas, produtos derivados de chocolate contém substâncias chamada metilxantinas que podem causar vômitos em pequenas doses, e morte se ingerido em grandes quantidades. Quanto mais amargo e concentrado o  cacau, mais concentrado é essa substância comparado com chocolate ao leite. A quantidade de chocolate pode causar a vir a óbito dependendo do tipo de chocolate e o tamanho do seu cão. Para raças pequenas, apenas 15g de chocolate pode ser fatal, enquanto que uma raça maior pode sobreviver comendo algo em torno de 114g a 225g. Café e cafeina tem similaridades nas substâncias.

– Álcool. Sintomas de envenenamento por ingestão de álcool em animais é similar ao de pessoas, inclui vômito, problemas respiratórios, coma e em casos mais sérios até a morte.

Abacate. Talvez pense que esses alimentos são saudáveis, mas abacates possuem substâncias chamada Persin que age como veneno para os cães, não somente a polpa, mas também a casca, semente, folhas e galhos.

Noz Macadâmia. Cães podem sofrer seriamente com sintomas incluindo, fraqueza, corpo quente, vômito após ingerir a Noz de Macadâmia.

– Uvas e Ameixas. Especialistas ainda não sabem ao certo o porque, mas esses alimentos frutas pode induzir a falha nos rins em cachorros. Mesmo em pequenas quantidades podem causar problemas em alguns cachorros.

– Xilitol. É um adoçante encontrado em diversos produtos, incluindo chicletes sem açúcar e doces. Causa uma rápida queda de açúcar no sangue, resultando em fraqueza e convulsões. Falha nos rins também foram registrados em alguns casos.

Veneno número 4. Venenos para ratos e roedores. Rodenticidas (Raticida) mais comum no Brasil é o Chumbinho, se ingerido por cães, pode causar sérios problemas. Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de veneno, e os sintomas só vai aparecer talvez dias após a ingestão. Em alguns casos, o cão pode ter ingerido o roedor morto pelo veneno, mas não é intoxicado ou não tem contato com o veneno. (Como matar rato sem veneno?)

Veneno número 5. Medicamentos para PET (Animais domésticos). Assim como podemos ficar doentes, or morrer por medicamentos que tem intenção de nos ajudar, casos com animais domésticos envenenados por veterinários, acontecem, não intencional, mas pode acontecer. Dos mais comuns são os medicamentos para dores e vermífugos.

Veneno número 6. Plantas de casa. Elas podem ser bonitas, mas plantas não necessariamente são comestíveis ou alimentos. Algumas plantas que são mais tóxicas a cães são:

– Azaleias e Rododendro.  Essas plantas com flores lindas contém toxinas que causam vômito, diarreia  coma, e potencialmente levar a morte.

– Tulipas. Os botões dessas plantas pode causar sérios problemas no estômago, convulsões e problemas de coração.

– Sagu-de-Jardim (Cycas revoluta). Comendo apenas algumas sementes é suficiente para causar vômito, convulsões e falha nos rins.

Veneno número 7. Perigos químicos. Sem surpresas, produtos químicos contendo anticongelante, tíner para pintura e químicos para limpeza de piscinas pode ser um grande veneno de cachorro. Os sintomas mais variados são dores de estômago, depressão e queimaduras.

Veneno número 8. Materiais de limpeza doméstica. Assim como água sanitária pode envenenar pessoas, também pode envenenar animais domésticos, resultando em dores de estômago e problemas respiratórios.

Veneno número 9. Metais pesados. Cobre, que pode ser encontrado em pinturas, linóleo, baterias descarregadas mal descartadas e água de baterias, pode ser venenoso e ingerido pelo cão, causando problemas gastrointestinal e neurológico. Zinco pode ser absorvido se ingerir pequenas moedas de cobre, podendo levar a fraqueza e anemia.

Veneno número 10. Fertilizantes. Produtos utilizados em jardinagem pode ser venenoso se seu pet ingeri-lo.

O que fazer se suspeitar que seu cão está envenenado?

Se suspeita que seu cão foi envenenado, tente ficar calmo. É importante agir rápido, mas racionalmente.

Primeiro, pegue tudo que acredite que venha a ser a causa do envenenamento – isso pode ajudar o seu veterinário ou outros especialistas a ajudar a diagnosticar e medicar da melhor maneira possível. Se seu cão vomitou, colete amostras em caso seu veterinário queira examinar.

Tente manter o animal calmo e entre em contato com seu veterinário.

Proteção contra envenenamento: Deixe sua casa livre de perigos

A melhor forma de reduzir as chances de seu amado companheiro ser uma vítima de envenenamento é evitando exposição de substâncias perigosas.

– Mantenha todos os remédios, mesmo os frascos para crianças, em armários e prateleiras que são impossíveis de serem alcançadas por eles. Se sem querer deixar cair um comprimido no chão, tenha certeza de pegar imediatamente. Auxilie qualquer um que necessite de ajuda na medicação, como idosos, por talvez deixar cair no chão.

– Sempre siga a risca indicações de venenos para pulgas e carrapatos.

– Mesmo que dê alguns tipos de comidas humanas com segurança para seus animais como recompensa, outras são tóxicas. Se tiver alguma dúvida sobre qual é segura ou não, pergunte ao seu veterinário. Ou para ter certeza, dê somente comidas e snaks que são indicadas ao tipo de animal doméstico que possui.

– Certifique-se de que venenos para roedores, inseticidas e rodicitas estejam em seus devidos frascos e longe do alcance dos animais. Lembre-se que cães podem ser infectados por ratos envenenados expostos quando agonisando para morrer, então tenha cuidado e policie a utilização dos mesmos. Avise seus vizinhos que utilizou  veneno para que possam também observar e ficarem atentos e peça para que façam o mesmo com você. (Como matar rato sem veneno?)

– Quando comprar plantas para interiores, opte para aquelas que evite causar problemas se seu cachorro comer folhas dela. Busque informações sobre plantas tóxicas e não-tóxicas. Mantenha o máximo longe do alcance dos animais.

– Armazene todos os produtos químicos e materiais de limpeza longe do alcance dos animais.

Leia mais sobre “Top 10 Alimentos Humanos Tóxicos a Cães” em:

Fontes:
American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Web site: “ Top 10 Pet Poisons of 2008.”
ASPCA Web site: “ Top 10 Human Medications That Poison Our Pets.”
ASPCA Web site: “People Foods to Avoid Feeding Your Pets.”
American Animal Hospital Association Web site, Healthypet.com: “Chocolate is dangerous for pets.”
American Veterinary Medical Association: “ A Pet Owners Guide to Poisons.”
ASPCA web site: “ 17 Common Poisonous Plants.”
American Animal Hospital Association Web site, Healthypet.com: “Flea control products.”
ASPCA Web site: “ What To Do If Your Pet Is Poisoned.”

Comentários

comentários

Publicado em 28 novembro 2012

Para ler mais publicações como "Top 10 Alimentos Humanos Tóxicos a Cães", clique aqui | , ,
Encontre mais publicações como "Top 10 Alimentos Humanos Tóxicos a Cães" em | Saúde | Cuidados

Compre na internet com segurança



Receba Novidades

Seu e-mail aqui!

Junte-se a 53 outros assinantes

%d blogueiros gostam disto: