Arquivos | Treinamento | Brincadeiras

Palavras Tags: , , ,

Adestrar cachorro a olhar para você

Publicado em 07 dezembro 2012

Adestrar cachorro a olhar para você é o comando usado para você ter a atenção do seu cachorro. É um comando útil quando você precisa que seu cachorro foque em você, durante adestramento de obediência. É especialmente útil para a pessoas que trabalham em equipe com os seus cachorros. Como por exemplo; Em campeonato de agilidade ou busca e salvamento de pessoas que o comando “olhar” pode chamar a atenção do seu cachorro, para dar instruções sobre que fazer em seguida. É também usado para trabalhar problemas de comportamento. Ter o foco do seu cachorro em você, você pode desviar a sua atenção das coisas que o fazem ter comportamento agressivos e medrosos.

Adestrar cachorro a olhar para você, veja como ensinar o comando.

Primeiros passos

Adestrar cachorro a olhar para você é super simples de ensinar. Você vai precisar de algumas guloseimas, e seu um aparelhinho usado no adestramento chamado Clicker. Adestra-lo a “olhar” é uma ótima ,maneira de introduzir o seu cachorro para o método Clicker caso seu cachorro não seja familiar com esse método de adestramento. Você deve começar a treina-lo em um lugar tranquilo para que seu cachorro não se distraia muito. Uma vez que tiver o Clicker e as guloseimas nas mãos, diga o nome do cachorro e o comando/palavra “olhar”.

Chamando a atenção do seu cachorro

Para muitos cachorros, ao ouvir seu nome será suficiente para obter a sua atenção. Se o seu cachorro olhar para seu rosto depois de dar o comando, você pode clicar e elogia-lo, e logo em seguida entregar a guloseima.

Adestrar cachorro a olhar para você

Fonte foto wikihow

Alguns cachorros não vão responder imediatamente ao ouvir seu nome emparelhado com o comando “olhar”. Neste caso, depois de dar o comando, leve a guloseima em frente ao nariz do seu cachorro e logo em seguida leve a guloseima em frente ao seu rosto, seu cachorro irá seguir seus movimentos com a guloseima e irá olhar para o seu rosto. Clique e elogie e entregue a guloseima imediatamente

Adestrar cachorro a olhar para você, dentro de poucas sessões você não terá nenhum problema em concentrar a atenção do seu cachorro em você. Continue praticando com seu cachorro, e gradualmente tente trabalhar em ambiente com mais distração. E em pouco tempo você será capaz de chamar a atenção do seu cachorro em qualquer situação.

Para saber mais sobre “Adestrar cachorro a olhar para você” acesse about.com

Para ler mais publicações como "Adestrar cachorro a olhar para você", clique aqui | , , ,
Encontre mais publicações como "Adestrar cachorro a olhar para você" em | Treinamento | Brincadeiras

Palavras Tags: , , , ,

Adestrar comando de emergência

Publicado em 06 dezembro 2012

É um comando usado para adestrar seu cachorro em uma situação de emergência. Adestrar comando de emergência é muito importante e seguro. Se seu cachorro já sabe o comando “Vem” ele virá na maior parte do tempo que você chama-lo, mas ainda pode recusar a vir. Imagina como é chato você esta atrasado para uma festa e ele se recusa a sair de dentro de casa, há momentos também que é perigoso para ele ignorar seu comando, quando ele está prestes a cruzar em frente de um carro me movimento.

Adestrar comando de emergência

Fonte foto petnecessities

Dicas de como adestrar comando de emergência:

Escolha um comando único

Para adestrar comando de emergência é importante que seja escolhido um comando único que só será usado para está função e nada mais, uma palavra que não é usada normalmente nas conversas. Algo como trava ou recua vai funcionar, ou você pode escolher outra que seja fácil para você lembar.

Guloseimas

Para adestrar comando de emergência, use algumas guloseimas especiais. Aquela comida favorita de seu cachorro adora, como pedacinhos de salsicha, carnes ou pedaços de presunto, ou qualquer outra coisa que ele ama e virá correndo quando sentir o cheiro. Certifique que terá pedaços o suficiente para alimentar seu cachorro por 20 segundos consecutivos.

O Começo

Para a primeira sessão de adestramento, escolha uma área tranquila e pequena. Quando for dar o comando pela primeira vez, fique alguns passos de distância do seu cachorro. Fale o comando”recua”. Certifique de falar em alto bom tom com uma voz segura. Bata os pés, fique alegre e mostre para seu cão as guloseimas, você precisa fazer seu cachorro chegar até você.

A Recompensa

Assim que seu cachorro vir até você depois que falar o comando, elogie ele e de a recompensa que neste caso são as guloseimas. Alimente-o durante 20 segundos, ele irá se sentir como um rei. A ideia é que em situações de emergência, ele não vai encontrar nada ( como outros animais, pessoas, alimentos, etc) mais interessante do que aquelas guloseimas que você está oferecendo.

Deixe-o ir

Depois que ele terminou de comer as guloseimas, deixe o seu cachorro voltar para o que ele estava fazendo antes de você ter aplicado o comando. Isto é muito importante. Uma das razões que muitos cães não vêm quando chamados, é que a palavra “vir” torna-se um sinal de que a sua diversão está prestes a terminar. Por exemplo, quando você chama o seu cachorro para dentro antes de sair para o trabalho, seu cachorro sabe que a brincadeira acabou. Evite deixá-lo fazer esta conexão, permitindo-lhe voltar para o que ele estava fazendo antes de aplicar o comando de emergência. Isto faz com que seja duplamente gratificante, ele recebe as guloseimas e ele volta para sua diversão.

Pratique adestrar comando de emergência

Tente praticar o comando de emergência, pelo menos duas vezes ao dia, no mesmo lugar que foi feito da primeira vez. Uma vez que seu cachorro vir toda a vez que você aplicar o comando, você pode começar a aplicar o comando com um pouco mais de distância e distração. Eventualmente seu cachorro irá aprender a vir até você em qualquer situação. Mesmo depois que seu cachorro tenha aprendido a dominar sua nova habilidade.  Mesmo depois que seu cachorro tenha aprendido o comando, é muito importante que você continue a dar-lhe as guloseimas e muito elogios cada vez que ele executar o comando.

Não use o comando de emergência em situações não emergenciais

É tentador usar o comando de emergência no lugar do comando “vir” como por exemplo você está atrasado para o trabalho abre o portão da garagem e ele resolve dar aquela voltinha no bairro. Resista a tentação! É importante que o comando de emergência seja mantido para verdadeiras emergências.

Para saber mais sobre “Adestrar comando de emergência” acesse fonte about.com 

Para ler mais publicações como "Adestrar comando de emergência", clique aqui | , , , ,
Encontre mais publicações como "Adestrar comando de emergência" em | Treinamento | Brincadeiras

Palavras Tags: , , ,

Comandos básicos adestramento

Publicado em 05 dezembro 2012

Há vários comandos básicos de adestramento que seu cachorro deve saber. Estes comandos básicos podem ajudar você a gerenciar problemas de comportamento comuns em seu cachorro.

Comandos básicos adestramento

Comandos básico adestramento – Emergência

O comando de emergência garante que seu cachorro vai vir correndo quando você  o chamar em qualquer situação. Este comando será usado somente nas situações de emergência; como por exemplo cruzar na frente de um carro em movimento.

Comandos básico adestramento – Olhar

Umas das mais importantes parte de um adestramento do cachorro é ter certeza que sua atenção é voltada sempre para você. Adestrar seu cachorro como olhar, de modo que nada ao lado o distraia, você terá sempre seu cachorro focado em você.

Comandos básico adestramento – Junto

Junto é um comando de adestramento utilizado para manter seu cachorro sempre ao seu lado sem ficar puxando a coleira na hora do passeio. Passear com a ele ao seu lado com a coleira frouxa fica muito mais fácil e divertido o passeio e possibilita a socialização com outras pessoas e animais.

Comandos básico adestramento – Deixar

Deixar é um comando de formação básica para seu cachorro, esse comando será usado por você quando não quer que seu cachorro pegue algo. Você pode impedi-lo de comer algo, como por exemplo seu par de sapato novo.

Comandos básico adestramento – Largar

Treinar seu cachorro a largar significa que ele irá largar qualquer coisa que tenha na boca. Como o comando deixar. O Comando largar pode salva-lo de ingerir alguma coisa venenosa e impedi-lo também mastigar seu par de sapato novo.

Comandos básicos adestramento – Sentar

O comando sentar é geralmente o primeiro comando que seu adestrador irá ensina-lo, parace um comando super simples mas irá desempenhar um papel importante no adestramento de comportamento indesejados. Como por exemplo; um cachorro não pode pular e sentar ao mesmo tempo, treinar seu cachorro a sentar, significa que você começou o trabalho necessário para impedi-lo de pular.

 

Comandos básicos adestramento

 

Comandos básicos adestramento – Deitar

Adestrar seu cachorro a deitar é importante por várias razões. Primeiro, assim como o comando sentar, que inibe certos comportamentos indesejados. Um cachorro não pode saltar e correr se estiver deitado. Adestrando ele a deitar, você criará uma ferramenta básica para gerenciar uma série de problemas de comportamento.

Ensinar seu cachorro a deitar você estará construindo pontes para uma série de outros comportamento. Por exemplo, antes de ensinar seu cachorro a rolar, ele precisa saber como deitar.

Comandos básicos adestramento – Ficar

O comando ficar será útil em várias situações. Você pode manter seu cachorro distante de você como por exemplo; aguardar você do lado de fora da padaria, ou impedi-lo de correr em uma situação de perigo.

Comandos básicos adestramento – Vem

O comando vir pode salvar você de frustrações e situações agravantes. Você pode usar se seu cachorro escapar da coleira, para colocar ele para dentro do quintal, para chamar ele para brincar ou fazer um carinho.

Comando básicos adestramento – Esperar

Quando você dar o comando para seu cachorro esperar, ele não irá mover enquanto você não autoriza-lo.

Para saber mais sobre “Comando básico adestramento” acesse about.com 

Para ler mais publicações como "Comandos básicos adestramento", clique aqui | , , ,
Encontre mais publicações como "Comandos básicos adestramento" em | Treinamento | Brincadeiras

Palavras Tags: , , ,

Adestramento cães adultos

Publicado em 05 dezembro 2012

Adestramento cães adultos é possível? Adestrar meu velho cão novas brincadeiras. Adestramento de cães adultos são mais fáceis do que adestrar filhotes. As dicas a seguir irão ajudá-lo a adestrar seu cão adulto;

Adestramento cães adultos

Adestramento cães adultos – Seja Paciente

Se você ganhou um cão adulto e deseja adestra-lo, primeiramente permita a ele um tempo para se adaptar a nova casa. Um cão adulto tem sua própria história, que pode deixa-lo nevoso sobre seu novo ambiente. Mas não desista do seu cão adulto, talvez ele irá precisar de um período maior de adaptação que pode levar de um dia a um mês. Uma vez que ele percebeu que encontrou sua casa e viverá pra sempre, ele logo se acalmara e fara parte da família. Mas se caso seu cão adulto já faz parte da família a muito tempo seja paciente também.

Adestramento cães adultos – Uma aula de obediência

Seu cão é perfeitamente capaz de aprender coisas novas, mesmo que ele nunca teve um adestramento de obediência no passado, ele vai se beneficiar e aprender comandos básico como; andar sem coleira. A aula de obediência será ótima para trabalhar este comando.

A aula de obediência também será ótima para seu cão se socializar com outros cães e pessoas. Você vai perceber como ele reage com outros cães e pessoas estranhas em um ambiente seguro com seu adestrador.

Adestramento cães adultos – Seja Positivo

Técnicas de recompensas como sua comida ou brinquedo favorito é um método eficaz de adestramento para cães de todas as idades e raças. Seja sempre positivo, e otimista com seu cãozinho em vez de puni-lo, o adestramento também será uma ótima maneira de fortalecer o vínculo entre você e seu cão.

Adestramento cães adultos – Definição de regras e limites

Seu cãozinho tem a mania de pular nas pessoas subir no sofá esses comportamentos também podem ser mudados. Comece a ensina-lo as novas regras de casa agora. Pode dar algum trabalho no início, mas ensinar os comandos básicos para o cão adulto e ir trabalhando na solução de seus problemas de comportamento, é um bom início para a definição de regras e limites.

Para saber mais sobre “Adestramento cães adultos” acesse about.com

 

Para ler mais publicações como "Adestramento cães adultos", clique aqui | , , ,
Encontre mais publicações como "Adestramento cães adultos" em | Treinamento | Brincadeiras

Palavras Tags: , , , , ,

Como adestrar seu filhote

Publicado em 30 novembro 2012

Como adestrar

Veja aqui como adestrar seu cão. Uma ótima maneira de adestrar seu filhote a pensar e lhe surpreender como treinador usando uma Técnica chamada de Adestramento Clicker – É um treinamento fácil para os filhotes e para você treinador. Irá repetir os comportamentos e você vai recompensa-los pelo bom comportamento e naturalmente evitar os maus comportamentos. Você não precisar ser um adestrador de cães profissional para usar esta técnica, seu filhote irá aprender facilmente como se comportar diante dos seus comandos.

Como Adestrar Seu Filhote

Uma ótima maneira de adestrar seu filhote a pensar e lhe surpreender como treinador usando uma Técnica chamada de Adestramento Clicker – É um treinamento fácil para os filhotes e para você treinador. Irá repetir os comportamentos e você vai recompensa-los pelo bom comportamento e naturalmente evitar os maus comportamentos. Você não precisar ser um adestrador de cães profissional para usar esta técnica, seu filhote irá aprender facilmente como se comportar diante dos seus comandos.

Um dos benefícios é que o você pode prever o que irá acontecer e controlar o resultado. Isso estimula o filhote, e incentiva ele a pensar em maneiras de fazer você adivinhar o que esta fazendo de bom e recompensa-lo por isso. O adestramento também irá ensinar seu filhote a se divertir e aguardar ansiosamente as novas lições que irão fazer juntos. Uma maneira legal de estabelecer uma comunicação entre os dois.

Existem casos de filhotes que aprenderam muito rápido os comandos do Adestramento Clicker, um filhote com 10 semana de vida aprendeu a sentar e levantar. Seu filhote pode aprender facilmente também, de fato, os filhotes são como esponjas ávidas para aprender algo novo. Isso é uma forma construtivas de ensina-los a gastar sua energia.

O que é o Adestramento Clicker 

O Adestramento Clicker permite que você antecipe o comportamento do filhote fazendo com que ele obedeça seus comandos. Ele irá se comportar muitas vezes errado até acidentalmente acertar, e receber uma recompensa pelo acerto. Seu filhote irá adivinhar  que esta sendo recompensado pela sua tentativa de acerto e será recompensado pelo comportamento. Quanto mais errado ele fizer, mais cedo ele irá aprender que o caminho não é esse. Você não usará de comandos ou direcionamento físico com o Adestramento Clicker, apenas motivação, seu filhote nunca será punido, mas será sempre recompensado pelas escolhas certas.

Veja como funciona. Em vez de esperar seu filhote fazer algo errado, pegue ele fazendo algo certo. Elogie esse comportamento com um clique  ele irá entender a ação que ele acabou de fazer. ( sentar, por exemplo). Você pode usar palavras para definir sua satisfação com relação ao comportamento que ele acabou de fazer como MUITO BEM! Ou usar clique. O clique irá explicar para seu filhote que ele estava certo. Em seguida de a recompensa, como sua comida preferida ou brinquedos. Sempre guarde a comida favorita ou o brinquedo favorito para as sessões de adestramento.

Como adestrar seu filhote

 

O Adestrar

Para acelerar o processo de adestramento, os adestradores recomendam que clique  muitas vezes para que seu filhote identifique o som, com a recompensa que virá no futuro. Veja como adestrar:

Adestrar Passo 1 – Encha um prato raso com comidas que tenham cheiro bem forte, como por exemplo; pedaços de fígado, queijos, salsicha ou outros produtos que você achar que tenha um cheiro bem acentuado. Não se trata de encher sua barriga e estragar sua alimentação adequada, importante os pedaços não deve ser maior que a ponta do seu dedinho. A ideia é que ele aprecie o cheio e queira mais.

Adestrar Passo 2 – Sente-se no chão em uma posição confortável, com o prato ao seu alcance, mas não deixe seu filhote alcançar. Em uma mão segure um pedaço da comida e a outra o clique.

Adestrar Passo 3 – Clique, quando ele ouvir o clique, irá investigar de onde veio, imediatamente de a recompensa. Ele não vai querer saber o porque logo de imediato, irá focar na satisfação e o sabor da recompensa.

Adestrar Passo 4 – Repita a sequencia várias vezes. Sempre clicando primeiro, e depois a recompensa. Certifique-se que ele tenha a chance de engolir antes de prosseguir para o próximo clique.

Adestrar Passo 5 – Rapidamente, o filhote irá olhar para a recompensa em suas mão logo que você clicar. ÓTIMO! Isso significa que o  cérebro do seu filhote ligou os pontos e entendeu que os cliques é o sinal de recompensas deliciosas.

Adestrar Passo 6 – Quando seu filhote entender o significado das sequencia de cliques  e recompensas, você irá usar o sinal para indicar os comportamentos que você quer que ele faça, e recompensa-lo. Você simplesmente aguarda seu filhote sentar, por exemplo, e clique e recompense imediatamente.

Adestrar Passo 7 –  Seu filhote pode parecer confuso. Ele virá até você, tentando descobrir de onde veio o som do clique. Quando ele senta-se novamente repita o exercício. Após 4 ou mais repetições, seu filhote irá entender que receberá algo em troca de sue comportamento.

Filhote entende a causa e o efeito ( a sua ação faz você clicar e recompensa-lo) muito rápido. Em pouco tempo, ele ira fazer todos os  comportamentos na  tentativa de fazer você clicar e recompensa-lo. Ele descobrirá que pode transformar você em um “distribuidor de guloseimas” umas vez que ele descobrir o que você quer.

Veja mais sobre “Como adestrar seu filhote ” em Fonte: about.com

Para ler mais publicações como "Como adestrar seu filhote", clique aqui | , , , , ,
Encontre mais publicações como "Como adestrar seu filhote" em | Treinamento | Brincadeiras

Palavras Tags: ,

Como entender seu gato

Publicado em 28 novembro 2012

Como entender os sinais dos gatos. Aqui abaixo uma gravura explicando o que significa o comportamento dos gatos. Nem sempre é perfeitamente como diz aqui, mas pra você que tem Gato ou Gata em casa, com certeza irá se identificar com algumas ou todas as imagens aqui. Se tiverem imagens ou vídeos envie para nós que publicaremos aqui. 

Entenda Seu Gato

Como entender seu gato

Sinais como “Estou com medo”  quando acuados no canto por um humano ou um cão.

“Estou Feliz em te ver” quando chega do trabalho e dá aquela despejada no sofá e ele fica te olhando, ou quando chega visita em casa e ele vai com sua cara.

“Estou irritado”, quando quer brincar com ele e ele não dá a mínima e você insiste, ou quando chega os sobrinhos da sua esposa que ficam berrando ou carregando o bichano lhe apertando pelo estômago.

“Estou Amigável” situações de quando ele vai com a cara de algum estranho, principalmente uma visita em casa ou uma gata persa.

“Estou interessado” e vendo a gata persa ele dá logo o sinal e diz com o rabo sacudindo “Estou louco por você” e se topar ele logo diz com o rabo “Quero Namorar”, mas se ela ou ele vai embora da pra perceber se está “Preocupado” e fica muito “Bravo” com os pelos todos arrepiados no rabo, ainda mais se um filhote de cachorro todo inocente chega pra brincar.

Agora pra quem tem gato em casa, principalmente aqueles filhotes levados que pula em tudo que é lugar, principalmente quando está assistindo as novela das 8. Aqui vai uma animação postada no Blog – Pegadas Cães e Gatos que achei o maior barato e gostaria de compartilhar com vocês. Lembrem-se se tiverem imagens e vídeos de seus gatos em situações como essas nos envie que publicaremos aqui em nosso blog Tudo Sobre Pet.

 Imagem de gato animada

Como entender seu gato

 Veja mais sobre “Como entender seus gatos” em Fonte: Blog  – Pegadas Cães e Gatos

Para ler mais publicações como "Como entender seu gato", clique aqui | ,
Encontre mais publicações como "Como entender seu gato" em | Treinamento | Brincadeiras

Palavras Tags: , , , ,

Como adestrar seu filhote a sentar-se

Publicado em 01 novembro 2012

Como adestrar seu filhote a sentar-se

Como adestrar seu filhote a sentar-se. Adestrar o seu cachorro a “sentar” com comando é uma grande ferramenta que você pode usar de várias maneiras. Adestrar é um comando fácil de ensinar, e pode ajudar seu filhotinho a sentir-se orgulhoso quando receber elogios pelo seu comportamento natural.

Uma vez que ele sabe como se “sentar” com comando, você pode usar isso como um comportamento padrão como ensinamos as crianças a dizer,”por favor, e obrigada.” Por exemplo, Adestrar com o comando “sentar” é uma técnica excelente para você controlar os “surtos” de cachorro indisciplinado cheios de energia. Enquanto o rabo fica no chão,  não terá mais problemas de nariz cutucando em áreas proibidas.

Benefícios em adestrar seu filhote a sentar

Se adestrar corretamente seu cachorro irá aprender a usar esse comportamento como padrão, como forma de ganhar recompensas maiores. Sentar, para ele, passará a ser uma forma de pedir (e receber) os benefícios, porque ele sabe que só seguindo as regras de casa é que ele irá conseguir o quer.

Aqui estão alguns exemplos para adestrar; Para ele ir para fora, use o comando “sentar” primeiro. Na hora da refeição, “sentar-se” torna-se um pedido educado, e a sua recompensa e a sua vasilha cheia de comida colocada na sua frente. Quando seu cachorro traz um brinquedo para jogar, ensine que primeiro deve “sentar-se” e depois será recompensado com o jogo.

Treinamento Lure em adestrar seu filhote a sentar

Adestrar seu filhote desde pequeno irá poupar você de surpresas quando adulto. Adestrar usando comando “sentar” desde cedo, isso coloca você no controle, ao mesmo tempo em que reforça qual a sua posição social na família. Ele aprende desde cedo que, como parte da família, ele tem que conviver com os seres humanos e, e com você controlando os recursos de comida, abrindo portas, jogos, seu animal de estimação dever ser educado com você.

Existem várias técnicas para adestrar cães disponíveis hoje. O treinamento Lure usa formas de recompensa de alto valor como uma comida favorita ou um brinquedo favorito para gentilmente atrair e orientar o seu cachorro para a posição sentado.

Fique na frente do seu cachorro e diga: “sente-se”. Certifique-se de falar com ele com a voz firme e calma.
Segure a “recompensa” logo acima de sua cabeça na direção do nariz, levante a “recompensa” para cima e por cima de sua cabeça. Para seguir o movimento ele terá que levantar a cabeça e com isso perderá o equilíbrio. Quando seu nariz farejar a “recompensa”, ele irá tocar seu bumbum no chão para não cair. Assim que tocar o bumbum no chão, dê a recompensa.

Crie uma rotina e repita este exercício várias vezes ao dia. Se você estiver usando comida, não deixe de agendar o treinamento antes das refeições de modo que ele esteja com fome na hora do treinamento. Dentro de um curto espaço de tempo, seu cachorro aprende que para ganhar a “recompensa” basta sentar assim que você dizer o comando em vez de esperar você fazê-lo ficar atraído pela “recompensa”.

Uma vez que ele sabe o significado do comando “sentar”, basta associar este comando com um movimento da mão, exemplo – usar o punho fechado, feito à escolha usá-lo o tempo todo. Use o comando de voz com o movimento da mão toda vez que fizer o treinamento, sem a “recompensa” desta vez. Ele irá começar associar o movimento da sua mão com o comando.

Seu objetivo é o fazer reconhecer a ação da mão com o comando de voz, realizar o que foi pedido, e depois ser recompensado com o brinquedo ou a comida favorita.

No começo do adestramento certifique-se de sempre recompensa-lo com comida ou brinquedo por vez. Certifique-se de usar a “recompensa” durante o treinamento para que ele espere as lições para ganhar.

Eventualmente, diga o comando “sentar” sem gratificação (além do elogio verbal) e ofereça a “recompensa” na terceira vez. Isso é chamado de “recompensas intermitentes” é uma poderosa ferramenta de ensino. Seu cachorro descobre que ele pode ter uma “recompensa”, mas ele nunca sabe quando, por isso ele é mais susceptível de ser fiel. O objetivo é para ele aprender a reconhecer o comando e realizar a ação com ou sem uma “recompensa”.

Encontre mais sobre “Como adestrar seu filhote a sentar-se” em:

Fonte:puppies.about.com by Amy Shojai 

Para ler mais publicações como "Como adestrar seu filhote a sentar-se", clique aqui | , , , ,
Encontre mais publicações como "Como adestrar seu filhote a sentar-se" em | Treinamento | Brincadeiras

Receba Novidades

Seu e-mail aqui!

Junte-se a 53 outros assinantes

%d blogueiros gostam disto: