Origem do Lhasa Apso
Lhasa Apso se originou no Tibete, e só foram criados pelos homens santos e nobres. A raça foi considerada sagrada pois eles acreditavam que trazia boa sorte. Por essa razão o Lhasa foi utilizado como sentinela nos mosteiros por mais de 2000 anos. São muito inteligentes, com instinto aguçado e audição aguda.
Lhasa Apso se originou no Tibete, e só foram criados pelos homens santos e nobres. A raça foi considerada sagrada pois eles acreditavam que trazia boa sorte. Por essa razão o Lhasa foi utilizado como sentinela nos mosteiros por mais de 2000 anos. São muito inteligentes, com instinto aguçado e audição aguda.
Caráter
O Lhasa Apso é uma raça rústica e vigorosa, são cautelosos e desconfiados de estranhos. Exalam um ar de comédia e dignidade. São considerados como uma das raças mais afetuosas com a função principal de um companheiro.
Temperamento
O Lhasa Apso exibe dois tipos de temperamento, são altamente expressivo do seu amor e devoção, mas tem uma mente própria e quer tudo de sua maneira. São espirituosos, animados, espontâneos e alegres. Não são recomendados para famílias com crianças pequenas, ou em casas onde há crianças levadas.
São excelentes cães de guarda por causa de sua audição aguçada, preferem ser o único animal em casa para sempre ter atenção. Não gostam de ser deixados sozinhos por um longo período de tempo. Por esta razão, não são indicado para uma família que passa muito tempo fora de casa. Eles tem a tendência de morder repentinamente caso se irrite com algo.
Cuidados
Deve ser escovado todos os dias para evitar embaraço na cabeleira. Seu pelo, se crescer muito exige cuidados extras. Podem tomar banho regularmente são muito propensos a infecções de ouvido e problemas oculares, é muito importante estar de olho regularmente. O Lhasa é suscetível a doença de pele por isso muito cuidado com parasitas como carrapatos e pulgas, doença renal é um dos grande problemas de saúde que encontra nesta raça.
Pelo
O Lhasa Apso tem um pelo duplo e muito pesado que envolve seu corpo inteiro. Sua pelagem longa serve como uma barreira de isolamento, mantendo-os quente no inverno e fresco no verão. O Pelo cresce muito chega até o chão e sobre os olhos, que são protegidos por cílios longos. A textura do pelo não é tão macio e nem sedoso. As cores do Lhasa são; preto, branco, marrom, cinza e creme ou colorido.
Treinamento
O Lhasa normalmente exibe uma atitude arrogante e obstinada. Podem ser muito difíceis de serem treinados em casa. Um adestrador seria uma ótima ideia. Exigem comandos firmes, assertivo e consistente, é ira responder ao elogio e recompensa. Se não treinados firmemente irá assumir o comando e claramente perderá o respeito pelo mestre.
Atividades
O Lhasa Apso gosta de brincar no quintal de casa, que em grande parte atende suas necessidades de exercícios. Muito indisciplinado tome cuidado! Aos passeios ao ar livre, como uma caminhada diária que ajudam nos execícios. Eles não são adequados para uma vida ao ar livre, portanto, um quintal pequeno é o suficiente para ele. é um excelente morador de condomínios e apartamentos.
Suas Características
Tamanho | * |
Cuidados | **** |
Exercícios | * |
Capacidade | *** |
Relacionamento com outras raças | ***** |
Peso de 4 a 6 kg
Altura 25 a 28 cm
Cores preto, branco, marrom, cinza e creme ou colorido
Fonte nextdaypets.com